Manter alta performance

Trabalhar em alta performance sem perder o ritmo é o desafio de muitas pessoas todos os dias. É muito comum ter picos de alta performance oscilando com momentos de baixa produtividade, ou seja altos e baixos.

Para arquitetos, designers de interiores e pessoas que empreendem nesse segmento, essa constante variação impede que muitos deles alcancem os resultados que desejam.

Isso acontece com mais frequência nas pessoas que trabalham em home office, onde trabalho e casa se misturam, e ter controle sobre as interferências do cotidiano no trabalho é ainda mais difícil.

Todo trabalho exige cumprimento de objetivos, prazos e metas. Porém nem sempre os objetivos conquistados, os prazos são cumpridos e as metas são alcançadas.

Já terminou o dia com sensação de não ter conseguido fazer metade do que precisava ser feito? Precisa de mais horas no seu dia? Sente que não tem tempo suficiente para todas as suas responsabilidades?

Nessas horas bate um desespero, vontade sumir, de largar tudo e esquecer que essas situações acontecem todos os dias.

Você pode até pensar em abortar os planos, e pensar novas alternativas para sair desse rotina cansativa.

Não conseguir manter uma boa performance no trabalho acaba gerando um forte sentimento de frustração, isso diminui significativamente a motivação de se manter firme nessa batalha.

Leia também sobre:

Procrastinação e Perfeccionismo

alta performance trabalho perfeccionismo

Para quem empreende no mercado de arquitetura e design, existem outros dois agravantes que pioram ainda mais o problema: o perfeccionismo e a procrastinação.

Sabe quando você passa horas ajustando detalhes que não serão percebido naquela escala de projeto? O nome disso é perfeccionismo, e a maioria das pessoas que trabalha com projeto tem isso em algum nível de intensidade.

E quando você passa dias e semanas adiando o início daquele projeto que já não é mais tão lucrativo? O nome disso é procrastinação e os arquitetos e designers também sofrem com isso.

Essas duas palavras são responsáveis por consumir o potencial produtivo de muitas pessoas. Ter clareza sobre o impacto delas na sua performance é muito importante, se você deseja mudar sua realidade.

O que é ser produtivo

ser produtivo trabalho arquitetura

Ser produtivo significa gastar menos tempo ou energia para produzir a mesma coisa. É conseguir otimizar ao máximo os recursos para realizar uma tarefa e ter mais tempo livre.

Por exemplo:

Digamos que você leva 6 horas para desenvolver 4 opções de layout, para um estudo de projeto, em condições ideais de trabalho (cadeira boa, ambiente silencioso, equipamentos bem configurados, etc).

Porém suas demandas estão aumentando e agora você precisa produzir 6 opções de layout. Nesse caso você tem duas alternativas: trabalhar mais horas ou projetar mais rápido.

Se você não tiver como trabalhar mais tempo, a única opção é encontrar estratégias que te ajudem a fazer esse trabalho em menos tempo, ou seja, ser mais produtivo.

É nesse momento que você deve focar em melhorar sua performance e produtividade para conseguir render mais, em menos tempo.

Fatores quer interferem na performance

Existem inúmeros elementos que interferem na sua performance, porém 3 fatores principais não podem ser ignorados: corpo, mente e contexto.

Corpo

corpo alta performance arquitetura up

Muitas as vezes a correria do dia a dia faz você deixar de lado o cuidado com a alimentação e repouso. Se você dorme pouco ou dorme mal é provável que você sinta muito cansaço durante o dia.

Por exemplo se você acredita que manter um ritmo intenso de trabalho, dormindo poucas horas de sono, (4 a 6 horas por dia) é ser um pessoa produtiva, só quero te alertar que agir dessa forma só vai te trazer problemas de saúde e alterações de humor.

Além disso, estudos comprovam que a nossa alimentação tem impacto direto no nosso bem estar e disposição para desenvolver atividades.

Então se você sente constante cansaço durante o dia, provavelmente precisa dar mais atenção a sua alimentação, hidratação e qualidade do seu descanso.

Lembrando que mesmo com essas dicas, é recomendável ir em busca de auxilio e orientação profissional de médicos, nutricionistas e especialistas no assunto.

Mente

mente mindset produtividade modelo mental meditacao

A nossa mente é a grande responsável pela maioria das coisas que conquistamos na vida. Quando não há equilíbrio, manter a alta performance é impossível.

É na mente que acontece tudo, porém nem sempre a nossa mentalidade (ou mindset) está devidamente ajustada para reagir a determinadas situações.

A forma como seu modelo mental está configurado vai definir se você procrastina na hora de entregar um trabalho, ou foca em resolver o problema o mais rápido possível, com os recursos que você tem.

A sua mente é responsável pelas suas prioridades, pela forma como você organiza e gerencia seu tempo, pela sua capacidade de manter o foco e a concentração nas tarefas.

Ela que vai definir seu grau de reatividade, ou seja, como você reage a estímulo externos, capazes de interferir no seu planejamento e suas decisões.

Contexto

contexto trabalho produtividade alta performance

O contexto é outro fator que impacta diretamente a sua produtividade. Não adianta apenas você estar disposto e motivado para ter uma boa performance.

O ambiente onde você trabalha, a ergonomia da sua posição de trabalho, altura do monitor, tamanho da tela, grau de ruído e iluminação do local são aspectos físicos que precisam se considerados.

Além dos aspectos físicos existem fatores sociais, econômicos e políticos da região, que podem influenciar diretamente na sua capacidade de performar bem. Em alguns casos é necessário mudar de cidade ou região, ou buscar novas alternativas para tornar o contexto mais favorável.

O contexto onde se está inserido é fator determinante na alta performance e por isso ele deve frequentemente ser analisado, e quando possível melhorado.

Como alcançar alta performance na arquitetura e design

guia produtividade alta performance

Quem não deseja produzir mais em menos tempo? Faturar mais investindo menos? Deixar de procrastinar e cumprir todos os prazos e metas? Se você deseja que isso torne realidade saiba que é possível!

Nesse artigo você aprendeu que precisa manter a mente em equilíbrio, o corpo em movimento e um estar num contexto favorável.

Entretanto existem outros elementos que influenciam diretamente na sua alta performance, eles precisam ser analisados e ajustados um a um.

Você precisa entender qual é a base da sua produtividade, como eliminar surpresas do seu cotidiano e como definir metas realistas e alcançáveis.

Existem técnicas e ferramentas testadas e comprovadas, capazes de aumentar sua performance e te trazer para o tão sonhado estado de flow!

Se você está deseja melhorar a sua performance no trabalho adquira agora o Guia da Produtividade para arquitetos e designers de interiores.

Nele você terá acesso a informações valiosas, que vão te ajudar a conquistar alta performance e se manter nela. Um conteúdo inédito e exclusivo, ideal para quem busca sair da mediocridade e conquistar os resultados que tanto sonha.

Para adquirir o Guia de Produtividade clique no link abaixo e adquira a sua versão online agora mesmo.

Clique aqui para o Guia de Produtividade

Se você gostou desse conteúdo, deixe abaixo seu comentário e compartilhe com pelo menos mais uma pessoa.

Se inscreva na nossa Lista ARQ.UP! Nela você recebe as nossas atualizações e tem acesso a mais dicas e conteúdos selecionados a dedo, para impulsionar os resultados da sua carreira e dos seus negócios.

Link para a Lista ARQ.UP

Deixe seu comentário