Redes Sociais ‐ Básico para Arquitetos

Para qualquer profissional, incluindo arquitetos e designers, é importante atingir seu público‐alvo através de múltiplos canais, incluindo redes sociais. Principalmente com a evolução do Marketing tradicional para um Marketing Online de grandes resultados, ter presença online também é estar no Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social onde esteja seu público‐alvo.

Como decidir em que Rede Social devo estar?

27 Dec 2014, Cagliari, Sardinia, Italy, Italy --- Confused young girl on stairway using smartphone, Cagliari, Sardinia, Italy --- Image by © ROBERTO PERI/Corbis

Antes de decidir em qual ou em quais redes sociais estará, você deve considerar: Se você vai ter uma Rede Social, que seja para ser ativo e proativo.

Muitos arquitetos cometem o erro de criar vários perfis em Facebook, Instagram, Pinterest, Tumblr, LinkedIn, Twitter… sem uma estratégia definida, isto além de inútil, pode ter um resultado negativo. É melhor estar em apenas uma ou duas plataformas, mas ser ativo do que estar em dez que nem lembrará a senha.

Dicas para Arquitetos nas Redes Sociais

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1 ‐ Antes de começar qualquer ação na internet, deve‐se ter bem claro quem é seu público‐alvo.

2 – Definir com claridade que características possuem seu produto / serviço / imagem. Ex: Caro, barato, sofisticado, rápido, divertido, clássico, criativo, inovador…Isso será a base para como se posicionar nas Redes Sociais, que tom ter em suas frases, que imagens publicar.

3 – Lembre‐se que Facebook, Instagram… Ou qualquer rede social, é a imagem da sua empresa, ou a sua imagem profissional. Tratá‐la como tal.

4 – Ser constante em suas publicações. Em tempos onde a informação passa tão rápido, você não querer que seu público te esqueça!

5 – Uma boa construção de Marca em redes sociais passa por ser autêntico, mostrar seu trabalho, seu produto e seus serviços. Seu público quer te conhecer e principalmente saber o que você pode dar para eles.

6 ‐ Ver o que seus concorrentes estão fazendo, e mais importantes, seguir os “bons”. Mesmo que não seja seu concorrente direto, seguir os melhores no setor (arquitetura, design de interior, obras…), e ver em que redes sociais eles estão, o que eles publicam, como eles fazem. Se funciona para eles, funcionará para você!

7 – E por último, e mais importante, lembrar que qualquer ação de Marketing tem um objetivo → AUMENTAR FATURAMENTO. Estar em Facebook não será um passatempo, tem um propósito, que pode ser desde a venda direta, aumentar sua base de dados de clientes potenciais, dar a conhecer sua marca, entre outras coisas, todas com o objetivo de aumentar o lucro de sua empresa.

Top 5 Redes Sociais para Arquitetos

Dentro da ampla gama de plataformas sociais que existem, listamos as mais conhecidas e com maiores possibilidades de resultados.

1. Facebook

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A maior rede social. Para estar no Facebook de maneira profissional terá que criar uma página profissional em vez de usar o seu perfil pessoal. Uma vez criada você tem que decidir que tipo de publicações pretende mostrar para obter “Likes”, seguidores e uma boa interação do seu público. Por ser uma grande rede social, o Facebook pode ter o papel central de distribuição de conteúdos.

Você irá saber mais sobre:

2. Instagram

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Instagram se define atualmente como a visão mais perfeita da vida diária. É uma rede social onde a fotografia é a estrela, por isso pode ser uma opção muito atraente para um arquiteto mostrar seus projetos e trabalhos, assim como compartilhar a sua cultura e estilo de vida. Foi concebido e desenhado para o uso em smartphone. É uma rede que cresce a cada dia, por isso, se você tem projetos para fotografar, Instagram é a melhor escolha.’

3. LinkedIn

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A rede social de profissionais. LinkedIn pode ser especialmente útil se você está procurando um emprego, mas também serve para ter contato mais profissional com colegas da sua área de atuação. Existem muitas empresas que o utilizam como meio de recrutamento, por isso, se você está à procura de trabalho é recomendado que você tenha um perfil completo e bem construído. Se você tem um negócio próprio, essa rede permite que você para amplie sua rede de contatos profissionais, clientes e parceiros. Além disso uma dela é poder saber quem visitou seu perfil e tem o diferencial de enviar emails para as conexões.

4. Youtube

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A maior mídia social de vídeo. O Youtube é o maior plataforma de vídeos da internet, e é possível encontrar diferentes tipos de conteúdo. É uma dos maiores mídias do mundo. Nela é possível compartilhar vídeos com conteúdo relevante para seu público, e construir um forte relacionamento com as pessoas que acompanham seu trabalho. Ter um canal no Youtube vai te ajudar compartilhar a sua mensagem de forma efetiva para mais pessoas.

5. Snapchat

 

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A novidade entre as redes. O marketing no Snapchat é diferente, o foco não é no seu negócio, e sim em você, no seu estilo de vida. Na rede do fantasminha, o mais importante é compartilhar coisas interessantes e bastidores da sua rotina, em pequenos vídeo de até 10 segundos que ficam disponíveis por 24h e depois somem. É uma rede descontraída, criativa e muito interativa, por isso é importante ter bom senso com o conteúdo compartilhado. Ela vai te ajudar a se manter próximo dos seguidores mais fiéis. Não se preocupe em obter muitos seguidores, se você fizer bem o seu trabalho, eles virão.

Ao arquiteto e designer: Se você não tem segurança para começar com sua presença online em Redes Sociais, não comece. Se informe, leia livros, faça cursos e busque a ajuda de profissionais que podem te ajudar nesse início. Mas lembre‐se que o mundo online é uma fonte inesgotável de potenciais clientes, as pessoas estão todos os dias buscando profissionais para solucionar seus problemas e transformar seus sonhos em realidade. E você, já é um Arquiteto “online”?

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