Instagram para Arquitetos e Designers

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O Instagram é uma rede social focada em imagens e isso atrai os arquitetos e designers de interiores, além de pessoas que tem muita afinidade com arquitetura e decoração.

A grande quantidade de imagens interessantes, publicadas diariamente, numa velocidade assustadora, justificam a quarta posição do Instagram, no ranking dos aplicativos mais utilizados entre os brasileiros, de acordo com pesquisa recente do Ibope.

Ele é uma excelente mídia para divulgar seus projetos e atrair seguidores, que podem se tornar futuros clientes. No fim das contas, quem usa as redes sociais para negócios, geralmente tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e conquistar novos clientes.

O Instagram para Arquitetos é uma excelente ferramenta para gerar visibilidade, porém nem sempre é fácil conquistá-la.

Existem inúmeros casos de profissionais, que tem o Instagram com a principal mídia de divulgação online, e apesar de se dedicarem bastante a essa rede, fazendo muitos posts, ainda não conseguiram ter bons resultados nessa rede social.

Nesse momento você deve estar se perguntando, como alguns arquitetos conseguem atrair centenas de milhares de seguidores? Será que isso é privilégio para poucos ou você também pode conquistar seu lugar ao sol, ou melhor, no Instagram?

Se você deseja melhorar o seu desempenho na maior rede social de fotos, confira as dicas específicas sobre Instagram para arquitetos e designers de interiores, que irei te apresentar e tenha seu perfil bombando, com muitos likes, comentários, seguidores e o mais importante de tudo, novos clientes!

Saiba mais sobre:

 

Mostre sua cara

 

Foto do perfil de @melinaknopparquitetura no Instragram da Arquiteta Melina Knopp

Por se tratar de uma rede social, o principal conteúdo do Instagram são as pessoas. Se você deseja ter bons resultados nessa rede, é importante que o seu perfil não se limite a publicar apenas fotos de projetos, móveis ou obras.

Lembre-se que você é um profissional, que se relaciona diretamente com outras pessoas, que ajuda elas a resolverem seus problemas.

Ter uma relação próxima com o seu público deve fazer parte da sua estratégia de marketing na internet. Mostre para sua audiência quem é você, publique fotos suas em locais interessantes, com sua equipe e também com seus clientes.

As pessoas naturalmente se identificam com esse tipo de conteúdo, ele gera familiaridade aos seus seguidores. Porém tenha o cuidado de não exagerar, e acabar se tornado algo cansativo ou monótono.

Você pode manter a proporção de 1 post desse tipo para cada 5 ou 7 posts com outros conteúdos.

Seja claro no Instagram

A descrição do seu perfil é o seu cartão de visita no Instagram. É primeiro e o principal lugar para as pessoas encontrarem informações relevantes sobre seu negócio. Uma boa descrição de perfil deve conter informações essências e que facilitem a sua identificação.

Não pode faltar o nome do seu negócio, sua atividade, assim como contatos de e-mail, whatsapp ou snapchat. Aproveite o link da bio para levar os seguidores para onde desejar, pode ser o seu site, uma página de cadastro ou link para outra rede social, como sua página no Facebook. O importante é você aproveitar o único lugar destinado no seu perfil do Instagram para links externos.

Dica extra: Utilize as emojis com símbolos de e-mail, telefone e snapchat para deixar a sua descrição mais interativa e descontraída.

O segredo está nas conexões

Já percebeu que quando você começa a seguir alguém no Instagram, ele te recomenda outros perfis relacionados? Assim como no Facebook, o Instagram possui um logarítimo que monitora as conexões e interações do usuário.

Seu objetivo é proporcionar a melhor experiencia possível para o usuário. Para você ter bons resultados no Instagram é importante que você esteja muito atento as conexões do seu perfil.

Quais são essas conexões?

São os perfis que você segue, os seus seguidores, os locais e as hashtags. Sempre que possível marque as pessoas relacionadas ao conteúdo da suas publicações. Conecte-se sempre aos seus clientes, amigos, parceiros e membros da sua equipe, isso vai ampliar a sua rede de conexões.

É importante também que você faça referência aos lugares relacionados às suas publicações, isso vai facilitar conectar o seu perfil a outras pessoas que também frequentam esses locais.

Alerta: Tenha cuidado e bom senso na hora de marcar outras pessoas para não se tornar inconveniente!

Hashtags para Arquitetos e Designers

As hashtags (#) são marcações importantes nas redes sociais e você deve sempre utilizá-las. Elas vão ampliar o alcance da sua publicação. Elas fazem parte do sistema de buscas do Instagram, e quando você utiliza as hashtags fica mais fácil ser encontrado pelo seu público.

Através de termos relacionados ao seu tema você conecta com outros perfis do seu nicho. Existem muitas formas de utilizar as hashtags, porém irei te recomendar práticas que vão dar resultados mais significativos para seu perfil:

1 – Crie suas próprias hashtags e construa sua marca no Instagram, a longo prazo você terá bons resultados.

2 – Não use apenas hashtags gerais e muito famosas (acima de 500.000), a vida útil delas é baixa por serem muito concorridas.

3 – Pesquise hashtags que o seu público alvo utiliza. Ex: #lardocelar #nossacasa #meuape

4 – Use hashtags específicas do seu nicho. Ex: #acessibilidade #sustentabilidade #paisagismo

5 – Teste suas hashtag para mensurar o impacto que elas pode gerar.

O que um Arquiteto deve postar no Instagram

o-que-um-arquiteto-deve-postar-no-instagram Se você acredita que postando apenas fotos dos seus projetos vai conseguir mais seguidores e novos clientes, quero te alertar que não é bem por ai.

O Instagram não é apenas uma rede social para servir de portfólio online, e se você deseja desenvolver um bom trabalho e construir uma marca forte nessa rede social, você deve considerar isso na sua estratégia.

O que eu irei postar no Instagram, além das imagens dos meus projetos?

A essência do seu conteúdo deve se basear na cultura que você deseja transmitir para o seu publico. Nós arquitetos e designers de interiores levamos um estilo de vida diferenciado, estamos sempre em busca de viver melhor, ter mais conforto, mais economia e praticidade. Inspirar e motivar as pessoas deve ser o seu papel.

Transmita a sua mensagens através das publicações e aproveite as diversas possibilidades que existem para isso. Listei alguns tipos de pauta para Instagram, você pode utilizar para deixar o seu feed mais interessante, mais dinâmico e com conteúdo de qualidade:

Dia-a-dia: No início desse artigo, foi comentado que você deve aparecer nas fotos. Com esse estilo de publicação você consegue isso de forma rápida e pratica. Publique fotos suas, com sua equipe e com seus clientes no dia a dia do escritório. Compartilhe os bastidores do seu negócio e convide seus seguidores a fazerem parte disso.

Dicas: Utilize imagens próprias ou inspirações onde você possa extrair uma dica que ajude o seu seguidor. Você pode utilizar também infográficos, esquemas ou até mesmo frases. O importante é ser útil e ajudar!

Teaser: O post do tipo teaser antecipa informações e deve gerar curiosidade no publico. Ele funciona como uma isca para um conteúdo mais completo, que pode estar em outra mídia, como seu blog, canal no youtube ou perfil no snapchat.

Projetos Autorais: Esse é o tipo de publicação clássico e você deve utilizá-lo sempre. Ao postar fotos de projeto próprios tenha o cuidado de escolher fotos com ângulos que valorizem o projeto. Evite se autopromover nesse tipo de post, foque na solução dos problemas que o projeto resolveu e busque transmitir informações relevantes para sua audiência.

Antes e Depois: Todo mundo adora uma história, o post no estilo antes e depois conta uma história. É um tipo de conteúdo que gera muito envolvimento do publico, pois tem o foco na transformação. Use esse tipo de post para agregar valor ao seu trabalho e mostrar todo seu potencial.

Repost: Ele é muito útil e serve para te salvar quando acaba a pauta ou falta planejamento. Deve ser utilizado com bom senso e cuidado, para não comprometer a identidade do perfil. Uma grande vantagem do repost é que ele gera valor e reciprocidade para clientes e parceiros. Além disso, o repost é uma boa estratégia para atrair a atenção de grandes players do mercado.

Inspirações: As inspirações podem e devem fazer parte da sua pauta de postagens. Através delas você vai transmitir para o seu público o seu estilo, a sua cultura e suas referências. Podem ser ambientes internos, fachadas, detalhes, acabamentos ou obras de arte. É muito importante que você seja ético, peça autorização antes de publicar e atribua os créditos devidos aos autores dos projetos e das fotos.

Novidades: As novidades atraem os fãs mais fiéis e engajados, além de ser um conteúdo que aumenta a sua autoridade. Se você frequenta feiras, mostras, salões e outros eventos do seu nicho, seu publico vai querer saber quais são as novidades e tendências. Se você alcançou alguma conquista importante também compartilhe isso com seus seguidores.

Exclusividade: A palavra exclusiva tem um impacto forte na auto-estima do seu fã. Sempre reserve conteúdos exclusivos para seus seguidores do Instagram. Ao fazer isso você valoriza e retribui a atenção que eles dedicam ao seu trabalho. Você pode escolher fotos inéditas, do seu novo projeto ou fazer ações promocionais exclusivas.

Como postar no Instagram?

como-postar-no-instagram Planejamento – Defina uma agenda semanal de postagens e leve em consideração os horários que os seguidores tem maior interação com os posts. Essa é a forma mais produtiva para trabalhar com redes sociais. Planeje quais serão os temas, as imagens, os textos e a hashtags que irá utilizar em cada publicação. Garanta um conteúdo memorável para seu perfil no Instagram.

Consistência – O planejamento vai te ajudar a manter a consistência. Quem não é visto não é lembrado, então o seu trabalho no Instagram deve ser constante. Independente da quantidade de postagens, seja 1 vez por dia ou 3 vezes por semana, você deve manter um ritmo frequente, fazer parte da rotina e do feed dos seus seguidores. Nunca pare!

Qual a frequência das publicações no Instagram?

Essa é uma pergunta muito comum entre os arquitetos, afinal de contas, são muitas preocupações na mente deles. Ter que parar suas atividades e fazer um post no Instagram, pode parecer uma tarefa fora dos seus planos, mas dedique tempo para isso.

A quantidade de publicações que você faz têm um impacto direto no crescimento do seu perfil. Por ser uma rede social muito dinâmica, para ter resultados expressivos no Instagram é preciso de frequência.

Grandes perfis no Instagram como Papo de Arquiteto por exemplo, tem um volume diário de 4 a 5 publicações diárias. Se você não tem condições de manter esse ritmo, tente pelo menos manter a frequência de 1 publicação diária.

Instastories

O Instastories é uma função recente e bastante polêmica. Se você ainda não sabe da história vou te contar rapidinhinho. Acontece que o Mark Zuckemberg, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp se encantou com a função do Snapchat, que era transmitir videos curtos de 10s, que ficam disponíveis por apenas 24h.

A ideia de Mark era comprar tambem o Snapchat, porém ele não teve sucesso na sua empreitada. Resultado? Mark incorporou a função do snapchat em todos os seus canais, e atualmente você pode fazer stories em qualquer uma das suas redes sociais.

Mas é sobre o stories no Instagram que vamos focar. Porque você deve fazer instastories?

O Instastories é uma forma dinamica, rápida e pratica de compartilhar seu conteúdo e interagir de perto com a pessoas que te acompanham. O ideal é que você faça entre 3 a 10 instastories por dia.

Compartilhe curiosidades do seu dia a dia, converse com o publico, mostre os bastidores do seu negócio, marque e indique amigos e parceiro. Tudo isso é possivel nessa funcionalidade, além das lives, onde você pode fazer transmissões ao vivo que ficam disponíveis por até 24hr.

Por todos esses benefícios, recomendo que você inclua o instastories na sua estratégia e dedique um pouco do seu tempo com essa atividade. Te garanto que irá colher bons frutos.

Hora de bombar

Atualmente o Instagram ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários e a tendência é que esse número continue crescendo. Por ser uma rede social que se consolidou no mercado, é importante você dedicar atenção a ela e garantir a sua presença.

O Instagram é uma rede social simples e fácil de utilizar, agora que você já sabe o que precisa fazer é hora por as dicas desse artigo em prática.

Quanto mais tempo você levar para você começar a agir no Instagram, mais difícil será para você, conquistar a atenção dos usuários no futuro.

Eu sei que você quer conseguir bons resultados com o Instagram e a melhor forma de conseguir isso é começando construir o seu império de imagens logo, agora, já!

 

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