Perfil ou Página no Facebook? Qual o melhor para Arquitetos?

Perfil ou Página no Facebook? Se você tem essa dúvida, esse artigo vai te ajudar a entender como as coisas funcionam no Facebook, qual a melhor estratégia para seu escritório de Arquitetura e quais os próximos passos que deve dar agora mesmo.

O Facebook é uma excelente ferramenta de divulgação online, porém antes começar a postar seus projetos, é muito importante que você encare o seu posicionamento, de forma estratégica, e faça isso de forma correta para evitar problemas futuros. Para isso é necessário que você entenda a diferença entre Perfil e Página de Fans (Fanpage).

Perfil x Página no Facebook

Forked Road with Blossoming Cherry in Spring, Miltenberg, Spessart, Franconia, Bavaria, Germany --- Image by © Radius Images/Corbis

O Facebook foi uma das primeiras redes sociais a diferenciar pessoas e empresas dentro da plataforma. Isso deixa clara a postura que a maior rede social do mundo adota. É muito importante que você entenda essa postura e siga as recomendações do Facebook para usá-lo corretamente no seu escritório.

Perfil

O perfil do Facebook foi idealizado para pessoas interagirem com pessoas. Nele você pode se relacionar com amigos, parentes, e porque não clientes? Nesse ambiente você pode compartilhar conteúdos que estejam mais relacionados a sua vida pessoal.

Muitos arquitetos cometem o erro de criar um perfil para divulgar seu escritório no Facebook. Eles fazem isso muitas vezes por falta de instrução, ou por conta do engajamento, que nos perfis é aparentemente maior. O fato é que quando você decide criar um perfil que representa seu escritório, está se expondo a um risco desnecessário.

É importante que você entenda isso pois, nas suas Diretrizes, o Facebook não permite utilizar perfis para fins comerciais, desconsiderar essa regra vai te gerar problemas futuros como ter a conta bloqueada, perdendo todas as postagens e amigos conectados que tem um limite máximo de 5000 conexões (amigos e páginas).

Apesar das limitações do perfil no Facebook, nada impede que você faça um bom trabalho com ele. Se você ainda está começando, pode usar seu perfil para compartilhar seu conhecimento, os benefícios que seu trabalho gera na vida das pessoas e alguns detalhes da sua rotina profissional. Porém lembre-se de ter bom senso, não tente empurrar  a sua vida profissional goela abaixo dos seus amigos. Encare esse comportamento como algo temporário, pois o Facebook permite que você migre um perfil para página e você pode fazer isso em breve.

Página no Facebook

Ter uma página no Facebook é um dos primeiros passos que você deve dar para construir um imagem forte do seu escritório na internet.

A Página no Facebook ou fanpage foi um grande avanço para aqueles que visam utilizar o Facebook como uma ferramenta de Marketing. Elas são ideais para empresas, marcas e instituições se relacionarem com seu publico.

Por terem fins comerciais, as páginas de fans possuem recursos importantes para acompanhar seu desempenho. É possível utilizar aplicativos para se relacionar com os fans, de forma automatizada, você pode fazer anúncios em busca de novos fans e clientes. Diferente do perfil na fanpage você pode ter uma quantidade infinita de fans e monitorar suas principais características, como idade, gênero, escolaridade, região e outros.

Além disso com a fanpage é possível agendar as postagens com antecedência, elas podem ser administradas por varias pessoas, também é possível incorporar com sites, outras redes como Instagram e aplicativos.

A grande vantagem da fanpage é sua capacidade de direcionamento e expansão de publico. Já imaginou alcançar marcas de 15, 25 ou 50 mil fãs, interessados no seu conteúdo e no seu trabalho? Esse alcance é muito importante para o crescimento do seu escritório, e fortalecimento do sua presença online e por isso você deve focar nele.

Como está seu marketing digital? Participe da nossa entrevista: entrevista ARQ.UP

Como Criar Uma Página no Facebook

Para criar a sua Página no Facebook o primeiro passo é fazer isso utilizando um perfil pessoal. Não recomendo que crie um perfil com o nome da sua empresa para criar a sua Página no Facebook. Fazendo isso você corre o grande risco de ter o perfil bloqueado e não conseguir admnistrar a fan page.

Para criar sua página siga os passos abaixo:

1 – Acesse o perfil pessoal no Facebook que vai administrar a página.

2 – Clique na seta no canto direito, e escolha a opção “Criar Página”

criar-pagina

3. Escolha a categoria da sua página. Para escritórios de Arquitetura escolha a opção Empresa.

categorias-Facebook-paginas

4. Escolha as características da sua Página no Facebook. Para arquitetos escolha a opção Engenharia e Construção

Em seguida digite Arquiteto e/ou Decorador de Interiores na Subcategoria.

Obs:. Essa opção está disponível somente quando é inserido um endereço físico nas informações da página.

configuraçõe-Facebook-paginas

5. Configure sua página.

configurar-facebook-paginas

6. Página criada com sucesso.

pagina-criada-facebook

Leia também: Como atrair clientes de arquitetura pelo Facebook

7. Personalização da Página

A página do seu escritório no Facebook está criada, agora ela está disponível para qualquer perfil, recomendo que você comece personalizando a aparência da sua página, definindo uma imagem para o perfil e outra para a capa.

Você pode resolver isso rapidamente, mesmo sem ter muito conhecimento sobre Design. Recomendo que utilize o site Canva. Nele é possível configurar imagens para internet seguindo os formatos de tamanho recomendados pelo Facebook.

Após personalizar sua página, recomendo que faça algumas postagens antes de convidar seus amigos e clientes para curtir.

Curtiu o texto? Então compartilha com seus amigos arquitetos e deixa seu comentário abaixo. Fazendo isso você ajuda que mais pessoas se beneficiem com esse conteúdo.

Quer saber mais dicas e estratégias de Marketing Digital para seu escritório? Receba atualizações no seu e-mail, inscreva-se agora na Lista ARQ.UP

Até breve!

 

Deixe seu comentário